Paulo Freire 100º Aniversário: Celebrando seu legado na educação

(in English)

Arte Ivan Jerônimo

Este ano marca o centenário do nascimento de um dos maiores pensadores da educação: Paulo Freire. O Coletivo Latino-Americano de Pesquisa em Educação em Cambridge (CLAREC), em parceria com a comunidade da Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge e com o apoio do Instituto Paulo Freire, promoverá várias atividades acadêmicas e culturais para fomentar discussões em torno do trabalho de Freire. e serão online e gratuitos. Os eventos acontecerão entre 1 e 12 de Novembro, 2021, e serão online e gratuitos.

O Calendário

– Mais eventos a serem anunciados –

Quer assistir? Acesse Eventbrite para se registrar para um ou mais eventos. Quer participar? Para submeter resumos para a Conferência de Estudantes, favor checar o manual de instruções antes de acessar o formulário de submissão.

Chamado para submissão de blog posts (em inglês): “Paulo Freire 100º Aniversário: Celebrando seu legado na educação”, organizado por CLAREC em parceria com The Post-Pandemic University Estamos interessados em contribuições que associem o legado de Freire com o debate e as tendências atuais na Educação. Mais informações podem ser acessadas aqui.

Contexto

Este ano marca o centenário do nascimento de um dos maiores pensadores da educação: Paulo Freire. O trabalho de Paulo Freire tem influenciado globalmente pessoas que trabalham na educação, no desenvolvimento comunitário, na saúde comunitária e muitos outros campos. Em particular, seu livro mais conhecido Pedagogia do Oprimido é considerado uma das obras fundamentais da pedagogia crítica, argumentando sobre uma nova relação entre professor, aluno e sociedade. Freire desenvolveu uma abordagem para a educação que vincula a identificação de questões educacionais com ações positivas para a transformação e o desenvolvimento.

Objetivo

Em parceria com outros grupos de estudo e pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge, o Coletivo Latino-Americano de Pesquisa em Educação em Cambridge (CLAREC)  tem como objetivo desse programa promover discussões coletivas sobre a educação como meio de transformação social a partir do pensamento e da obra de Paulo Freire. A obra de Freire tem contribuído para a reflexão nas ciências sociais, mas também para os debates envolvendo economia, política, cultura e questões sociais críticas como gênero, raça e justiça ambiental. Isso inclui debates sobre o papel da educação e como questões como poder, política, colonialidade, justiça e ação social estão relacionadas à educação como meio de transformação social. Esperamos organizar atividades que promovam um espaço democrático e vibrante onde diferentes pontos de vista e públicos, dentro e fora da Faculdade de Educação / Universidade de Cambridge, possam refletir e debater. Nesta série de atividades, são bem-vindas tanto perspectivas de apoio como questionamentos dos argumentos de Freire para que possamos explorar juntos o legado de sua obra.  

Público

Como público para esta série de eventos, esperamos ter as comunidades acadêmicas da Faculdade de Educação, da Universidade de Cambridge e de instituições externas. O objetivo é que estes eventos sejam abertos ao público em geral. Portanto, os eventos serão planejados presencialmente (se possível), com transmissão online para que possam ser assistidos por um amplo público externo.

Data

Os eventos acontecerão de 1 a 12 de Novembro de 2021.

Formato dos Eventos

Esta celebração envolve um conjunto de eventos variados em comemoração do centenário de Paulo Freire como seminários, palestras, grupos de leitura, conferências, workshops, mesas redondas. Os eventos são presenciais (se possível), com transmissão virtual adicional para que possam ser assistidos por um público externo.

Resultados Esperados

Inspiradas nos argumentos de Paulo Freire, essas iniciativas buscam contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico mais profundo entre os alunos e acadêmicos da Faculdade de Educação e fora dela. Além disso, visam estimular a reflexão sobre ações concretas para transformar positivamente contextos de opressão. Materiais escritos e visuais a partir das reflexões dessas atividades também serão produzidos e exibidos em toda a Faculdade de Educação e / ou publicados online (por exemplo, páginas da Faculdade de Educação, de CLAREC e outros grupos parceiros). Além disso, alguns resumos apresentados na Conferência de Estudantes serão publicados em formato digital e disponibilizados gratuitamente.. 

Manual de Instruções da Conferência de Estudantes

Manual de Instruções da Conferência de Estudantes

Sobre a Arte

ivanjeronimo.com.br

Nossos Parceiros

%d bloggers like this: