
O Coletivo Latino-Americano de Pesquisa em Educação em Cambridge (CLAREC) visa constituir um espaço dedicado para as perspectivas latino-americanas, reunindo pesquisadores que atuam em contextos latino-americanos e todos os interessados no assunto. Esse coletivo almeja dar visibilidade à produção de conhecimento da região e aos atuais debates relacionados à pesquisa educacional direcionados à diversificação e decolonização da academia.
Nosso Manifesto
[en español]— [in English]
As bases e o funcionamento do atual sistema de educação global são predominantemente ditados pelos países do Norte e do Oeste, estando estes localizados no topo enquanto outros estão na base. As ideias latino-americanas, ao lado de outras perspectivas do Sul, não fazem parte do currículo hegemônico que as melhores universidades juntamente com todo o sistema de ensino superior reproduzem. Autores e epistemologias latino-americanos raramente são mencionados nesses programas e tendem a ser negligenciados ou considerados meros panos de fundo em pesquisas.
Nesse contexto, o Coletivo Cambridge Latino-Americano de Pesquisa em Educação (CLAREC) visa constituir um espaço para perspectivas latino-americanas atento à diversificação e decolonização do conhecimento dentro da Faculdade de Educação e fora dela; promover o diálogo e a colaboração em torno do desenvolvimento do conhecimento de interesse regional no campo da pesquisa educacional, bem como democratizar o acesso ao conhecimento produzido neste lugar tão privilegiado e elitista.
Esta iniciativa foi inspirada por uma preocupação comum que nós, estudantes latino-americanos da Universidade de Cambridge, compartilhamos durante nossa jornada acadêmica: a necessidade de representação e legitimação, e a oportunidade de tornar visíveis os conhecimentos, ideias e debates atuais dentro do contexto da América Latina. Entendemos que essa seja também uma oportunidade para reunir pesquisadores que trabalham com contextos latino-americanos, de forma a estabelecer um espaço de conhecimento aberto a todos aqueles que tenham interesse em participar ou saber mais sobre o assunto.
Veja no mapa abaixo as regiões com pesquisas em andamento.
Tweet here
Tweet